CORREÇÃO PROVA DE PROFICIÊNCIA FDUSP 2013 – FUVEST

Caros alunos,

Foi publicado o gabarito da prova aplicada pela FUVEST ontem, dia 15/07/2012, para acessá-lo clique aqui.

Como o resultado da avaliação escrita estará disponível somente no dia 17/08/2012, apresento a tradução feita pelo Prof. Marco Aurélio Nogueira do livro “O futuro da democracia”, Ed. Paz e Terra, do qual foi extraído o trecho abaixo:

[…]

O mercado político

No entanto, o estado paternalista de hoje é a criação não do príncipe iluminado mas dos governos democráticos. Aqui está toda a diferença, e é uma diferença que conta. Uma diferença que conta porque, antes, a doutrina liberal podia ser bem-sucedida ao combater simultaneamente o paternalismo e o absolutismo, e portanto ao fazer caminhar no mesmo passo a emancipação da sociedade civil do poder político (o mercado contra o estado, como se diria hoje) e a instituição do estado representativo (o parlamento contra o monarca). Hoje, porém, esta luta em duas frentes conduziria inevitavelmente ao fim da democracia (e já existem as primeiras escaramuças nesta direção).

É fora de dúvida que o desenvolvimento anormal (como em muitas partes se ouve falar) do estado assistencial está estreitamente ligado ao desenvolvimento da democracia. Chega a ser até mesmo banal, tanto foi dito e repetido, sustentar que a lamentada “sobrecarga das demandas”, da qual derivaria uma das razões da “ingovernabilidade” das sociedades mais avançadas, é uma característica dos regimes democráticos, nos quais as pessoas podem se reunir, se associar e se organizar para fazerem ouvir a própria voz, tendo também o direito, se não exatamente de tomarem elas mesmas as decisões que lhes dizem respeito, ao menos de escolherem os indivíduos que periodicamente considera os mais adaptados para cuidar de seus próprios interesses. O estado dos serviços, enquanto tal sempre mais amplo e sempre mais burocratizado, foi uma resposta, que hoje se critica com um juízo algo tardio, a demandas justas provenientes de baixo. Hoje se sustenta que o fruto era venenoso, mas deve-se reconhecer que a árvore não podia dar frutos diferentes.

[…}

tradução Marco Aurélio Nogueira

Um abraço a todos,

Mônica

Anúncios
Esse post foi publicado em Proficiência e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para CORREÇÃO PROVA DE PROFICIÊNCIA FDUSP 2013 – FUVEST

  1. Carlos disse:

    Monica, na sua opinião, as questões estavam difíceis? Parece que a Fuvest intensificou em textos jurídicos e questões gramaticais, dificultando a prova!

    • Prezado Carlos, já na última prova de proficiência, aplicada em abril para Direito Romano, houve alterações na formulação das questões. Era necessário compreender a articulação lógica do texto e os conectivos eram fundamentais.
      Mônica

  2. ALINE ARAUJO disse:

    Olá Mônica, gostaria de fazer o curso on line para o teste de proficiência. Pode me mandar as informações por email? Obrigada , Aline alinefaraujo.2@gmail.com

  3. Andressa disse:

    Mônica, como faço para realizar um curso preparativo para a proficiência em língua inglesa da FDUSP? Vc faz online?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s