Caros alunos,
Foi publicado o gabarito da prova aplicada pela FUVEST ontem, dia 15/07/2012, para acessá-lo clique aqui.
Como o resultado da avaliação escrita estará disponível somente no dia 17/08/2012, apresento a tradução feita pelo Prof. Marco Aurélio Nogueira do livro “O futuro da democracia”, Ed. Paz e Terra, do qual foi extraído o trecho abaixo:
[…]
O mercado político
No entanto, o estado paternalista de hoje é a criação não do príncipe iluminado mas dos governos democráticos. Aqui está toda a diferença, e é uma diferença que conta. Uma diferença que conta porque, antes, a doutrina liberal podia ser bem-sucedida ao combater simultaneamente o paternalismo e o absolutismo, e portanto ao fazer caminhar no mesmo passo a emancipação da sociedade civil do poder político (o mercado contra o estado, como se diria hoje) e a instituição do estado representativo (o parlamento contra o monarca). Hoje, porém, esta luta em duas frentes conduziria inevitavelmente ao fim da democracia (e já existem as primeiras escaramuças nesta direção).
É fora de dúvida que o desenvolvimento anormal (como em muitas partes se ouve falar) do estado assistencial está estreitamente ligado ao desenvolvimento da democracia. Chega a ser até mesmo banal, tanto foi dito e repetido, sustentar que a lamentada “sobrecarga das demandas”, da qual derivaria uma das razões da “ingovernabilidade” das sociedades mais avançadas, é uma característica dos regimes democráticos, nos quais as pessoas podem se reunir, se associar e se organizar para fazerem ouvir a própria voz, tendo também o direito, se não exatamente de tomarem elas mesmas as decisões que lhes dizem respeito, ao menos de escolherem os indivíduos que periodicamente considera os mais adaptados para cuidar de seus próprios interesses. O estado dos serviços, enquanto tal sempre mais amplo e sempre mais burocratizado, foi uma resposta, que hoje se critica com um juízo algo tardio, a demandas justas provenientes de baixo. Hoje se sustenta que o fruto era venenoso, mas deve-se reconhecer que a árvore não podia dar frutos diferentes.
[…}
tradução Marco Aurélio Nogueira
Um abraço a todos,
Mônica
Monica, na sua opinião, as questões estavam difíceis? Parece que a Fuvest intensificou em textos jurídicos e questões gramaticais, dificultando a prova!
Prezado Carlos, já na última prova de proficiência, aplicada em abril para Direito Romano, houve alterações na formulação das questões. Era necessário compreender a articulação lógica do texto e os conectivos eram fundamentais.
Mônica
Olá Mônica, gostaria de fazer o curso on line para o teste de proficiência. Pode me mandar as informações por email? Obrigada , Aline alinefaraujo.2@gmail.com
Aline, enviei as informações solicitadas. Vamos nos falar! Obrigada. Mônica
Mônica, como faço para realizar um curso preparativo para a proficiência em língua inglesa da FDUSP? Vc faz online?
Andressa, enviei um e-mail com as informações. Obrigada, Mônica