Curso preparatório para proficiência em italiano

 

Fui coordenadora no Istituto Italiano di Cultura da elaboração, aplicação e correção dos exames de proficiência da Faculdade de Direito da USP. Essa experiência e os mais de 20 anos de trabalho como tradutora contribuíram significativamente para a organização do atual curso de italiano instrumental. O curso aborda três aspectos fundamentais dos exames de proficiência exigidos para Pós-Graduação: compreensão de texto, gramática instrumental e tradução. A técnica utilizada não requer conhecimento prévio do idioma e as aulas podem ser individuais ou em grupo, buscando sempre otimizar o estágio do aluno e o tempo disponível.

Entenda melhor os exames de proficiência e o curso preparatório assistindo ao vídeo em que falo a respeito. Clique aqui.

Anúncios

21 respostas para Curso preparatório para proficiência em italiano

  1. Renato Jabur disse:

    Tive aulas de italiano com a Professora Mônica e foram realmente aulas muito proveitosas. A Profa. Mônica demonstra grande domínio e conhecimento do idioma e da cultura italiana e sabe conferir dinâmica à aula, tornando-a leve e ao mesmo tempo com muito conteúdo.

    Renato Jabur – Advogado

  2. Luís Antônio Giampaulo Sarro disse:

    As aulas particulares da Profa. Mônica Gonçalves foram decisivas para a minha aprovação na prova de proficiência em língua estrangeira da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, realizada pela Fuvest, com vistas à pós-graduação.

    Luís Antônio Giampaulo Sarro – Advogado e Procurador do Município de São Paulo

  3. Diogo Mendonça disse:

    Fui aluno da professora Mônica por um breve, mas significativo período. As poucas aulas de italiano, voltadas para um exame de proficiência, despertaram grande interesse e admiração pela língua. Contribuíram para isso não apenas o método didático das lições, mas também a incrível capacidade da professora Mônica em ensinar as regras do italiano sempre com a preocupação de transmitir o espírito da língua. A aprovação no exame foi apenas consequência de um trabalho muito bem conduzido, amparado por um material de excelência.

    Diogo Mendonça – Advogado

  4. Renato Resende disse:

    Conheci a professora Mônica em outubro do ano passado a fim de me preparar para um possível curso na Itália, o qual ainda não está de todo definido para mim.
    Desde o primeiro momento passei a ser testemunha de sua destreza e boa didática no ensino do italiano, especialmente por ter conseguido vencer uma dificuldade básica minha, adquirida em tentativas frustradas de aprendizagem da língua anteriormente, que é conseguir me expressar verbalmente em italiano.
    O mais inovador, contudo, tem sido o método elaborado para desenvolvermos nossas aulas quando estou em Minas e ela em São Paulo: após um certo número de aulas presenciais, passamos a cumular aulas via Skype com algumas aulas presenciais em São Paulo ao mês. O esquema está funcionando perfeitamente!
    Hoje já me programo para fazer uma viagem à Itália ainda nesse primeiro semestre de 2.010.
    Por tudo isso, recomendo, para um bom aprendizado da língua italiana, o estudo com a professora Mônica Gonçalves.

    Renato Resende, Juiz do Trabalho em Poços de Caldas/MG e mestrando da PUC/SP

  5. Andrea Teichmann Vizzotto disse:

    Assim como os demais alunos, queria deixar aqui o meu registro.
    Precisei me preparar para uma prova de italiano em curto espaço de tempo. Como moro em Porto Alegre, a distância também poderia parecer empecilho ao processo de aprendizagem…mas não foi. Fizemos algumas aulas presenciais, mas a maioria delas pela internet…e fui muito bem na prova de proficiência da USP.
    Aulas excelentes, textos ótimos, didática super boa. A Mônica me ajudou muito e despertou em mim um lado que estava meio adormecido: o gosto de idiomas! Que lingua mais linda é o italiano!
    Pois do ano de 2010 levo algumas coisas para sempre: O retorno ao aprendizado do idioma italiano e a admiração e a amizade da Monica.
    Ciao Bella!

    Andrea Vizzotto – Porto Alegre

  6. Rodrigo C. Mojica disse:

    Seria injusto não deixar um depoimento depois de ter tido aulas particulares com a Profa. Mônica. Tais aulas foram fundamentais para que eu conseguisse minha aprovação no exame de proficiência em italiano da PUC/SP. A Profa. Mônica é extremamente capaz e competente, além de profunda conhecedora das técnicas de tradução. Em apenas 17 horas de aula, ela conseguiu fazer-me ler e compreender o idioma italiano para fins de aprovação no exame. Por conta disso, sinto-me bastante confortável para recomendar as aulas da Mônica, seja para a preparação do exame da USP, seja para a preparação para o exame da PUC/SP. Boa sorte a todos!

    Rodrigo C. Mojica (advogado em São Paulo, mestre e doutorando em Direito pela PUC/SP)

  7. elias marques de medeiros neto disse:

    caros,

    tive aula com a professora monica por apenas 02 meses e meio, e acabo de ser felicitado com a aprovação no exame de proficiencia para o doutorado em direito na puc.
    para um aluno como eu, que não falava nada de italiano, foi uma experiencia incrivel e bastante motivadora.
    parabéns à professora monica.
    abs

    elias marques de medeiros neto

  8. Juliana Abrusio disse:

    Registro minha admiração pela profissional e pessoa da Mônica. Com muita técnica, seriedade e amor pelo que faz, suas aulas se tornam um momento de descontração e grande aprendizagem.

    Juliana Abrusio – Professora – Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
    Mestre pela Universidade de Roma Tor Vergata.

  9. Welington Castilho Garcia disse:

    Fiz o curso a distância (totalmente ON-LINE) com a Prof.ª Mônica Gonçalves, optei por esta modalidade devido à impossibilidade de viajar toda semana do interior de SP para a capital. O diferencial do currso é a extraordinária dedicação, didática e conhecimento da Prof. Mônica, tinha a impressão de estar em uma sala de aula, pois também fazia tarefas, simulados e recebia dicas de organização/disciplina para que pudesse eliminar os erros cometidos na forma de estudar. Na verdade, foi um verdadeiro curso VIP, com material próprio e de acordo com o objetivo almejado.
    Foram poucos meses de preparação, mas tenho absoluta certeza de que as aulas foram de suma importância para minha aprovação no exame de proficiência em língua estrangeira da Faculdade de Direito da USP.

    Welington Castilho Garcia – Advogado

  10. Otavio Henrique Simão e Cucinelli disse:

    Monica, eu e todos os colegas que frequentamos regularmente o seu curso até o final, comparecendo a todas as aulas, seguindo os seus conselhos e fazendo todas as traduções por você indicadas, do jeito que você nos lecionava semanalmente, acabamos passando no exame de proficiência em italiano para a FADUSP, realizado em 17-07-2011.
    Muitíssimo obrigado por toda a ajuda prestada, por toda a paciência, atenção e dedicação para conosco. Que o seu curso possa vir a ser cada vez mais conhecido e reconhecido para o beneplácito de seus próprios alunos.
    Obrigado mais uma vez,

    Otavio Henrique Simão e Cucinelli – São Paulo-SP

  11. Renata Maciel disse:

    A Mônica, mais uma vez, me ajudou a atingir meus objetivos. Explico: Recentemente fui aprovada pela segunda vez na prova de proficiência em italiano da pós-graduação da USP e, por isso, acho legal que os alunos, ex-alunos e futuros alunos saibam um pouquinho dessa história…Em 2008 conheci a Monica e fiz algumas aulas particulares de preparação para a prova de proficiência de 2009. Rapidamente percebi que a sua didática, técnica e, o mais importante, amor pelo italiano eram contagiantes!!!Resultado: mesmo sem maiores conhecimentos prévios em italiano consegui ser aprovada e me apaixonei pelo italiano!!! Mas a história não acaba…em 2011 fiz, novamente, a prova de proficiência e, desta vez, optei por um curso de italiano ministrado pela Monica para um pequeno grupo de alunos, por um semestre! Novamente, desta vez com mais tempo de estudo, consegui me preparar para a prova e ser aprovada, graças a Monica e sua técnica, didática e seriedade com o italiano.
    Poderia dizer que sou suspeita para falar dela porque fui aprovada nas duas provas, mas falo, com toda a convicção, que ainda que assim não fosse, a preparação para a prova com ela foi muito produtiva, porque a objetividade e técnica de tradução e compreensão dos textos permite que qualquer pessoa tenha condições de fazer as provas de proficiência em italiano e, com uma dose de estudo, o sucesso é garantido, cedo ou tarde, basta não desistir!!!!!
    Enfim, esse é o meu recado para quem está passeando por seu site e pensando em estudar italiano! Vá em frente!!! e se for com a Monica….o sucesso será garantido!!!

    Renata Mota Maciel – São Paulo

  12. Fernanda Soraia Pacheco Costa disse:

    Necessitando de orientação para o exame de proficiência, busquei, pela internet, um curso específico e encontrei este site. Com apenas dois meses para estudo, não imaginava que conseguiria fazer uma tradução do italiano para o português e, na sexta-feira passada, fui surpreendida com a aprovação. O método aplicado pela professora é muito eficaz. Depois das aulas passei a ter gosto pelo estudo de línguas de um modo geral. Além disso, é uma pessoa que aprendi a admirar por seu empenho no ensino. Muito obrigada, Mônica!

    Fernanda Soraia Pacheco Costa – Sâo Paulo/SP

  13. Ney Maranhão disse:

    Excelente Qualidade das Aulas Virtuais.

    Moro no estado Pará e precisei de aulas de italiano para a prova de pós-graduação da USP. Conversei com a Profa. Mônica e agendamos aulas de italiano via skype. Fiquei maravilhado com a dinâmica e didática da Profa. Mônica. Apesar dos poucos encontros, diante da iminência da prova, senti-me seguro e confiante com suas excelentes aulas e preciosas dicas. Esse contato virtual foi mesmo essencial para minha aprovação, ocorrida logo na 1ª tentativa. Decididamente, registro meu sincero e firme testemunho quanto à qualidade e eficiência das aulas virtuais ministradas pela Profa. Mônica, plenamente adequadas para aquele público que, por algum motivo, não tem como se deslocar para São Paulo a fim de receber aulas presenciais. Um abraço, Mônica! Que Deus continue te abençoando!

    Ney Maranhão – Juiz Federal do Trabalho

  14. Jessica Pascoal disse:

    As aulas da professora Mônica vão muito além do ensino técnico e primoroso da língua italiana – o que, diga-se de passagem, por si só, já teria representado um investimento de sucesso. O seu alto nível de conhecimento e a sua sensibilidade para ajudar cada aluno a identificar e a superar suas dificuldades a tornam uma profissional extremamente competente e preparada.
    Com ela, aprendi o italiano instrumental. O meu êxito nessa segunda tentativa no exame de proficiência é fruto de toda a orientação que recebi e de muita dedicação aos exercícios por ela propostos.
    Não se vai a lugar algum sem orientação. E quando esta orientação é de valor inestimável e há perseverança, as coisas acontecem. Está aí o resultado. Valeu cada minuto de aula, de estudo e de investimento.
    Lembrarei sempre, e com grande carinho, desta professora tão querida que muito me ensinou e acrescentou e que me ajudou a conquistar esta prova. Muito obrigada, Mônica!

    Jessica Pascoal – São Paulo

  15. Ana Cecília disse:

    Monica, querida, amei o blog. Descobri-lo, por meio de você, tem me ajudado muito. Abs.

    Ana Cecília (promotora de justiça no Piauí).

  16. Gledson Campos disse:

    Não poderia deixar de registrar meu agradecimento à professora Monica. Graças às suas aulas e dicas, fui aprovado no exame de proficiência da PUC/SP. Em menos de 4 meses, minha nota no exame de proficiência da PUC quase dobrou. Monica: muito obrigado.

    Gledson Campos – mestre e doutorando em direito pela PUC/SP

  17. Kátia Albuquerque disse:

    O curso ministrado pela Prof. Mônica é excelente. A Mônica é especializada no que faz apresentando uma didática de ensino maravilhosa, um trabalho diferenciado.
    Eu tive pouco tempo para estudar e ela conseguiu me passar as prioridades essenciais para a minha aprovação na Prova de Proficiência da PUC/SP.
    Muito obrigada Monica pela sua dedicação, pelo seu empenho, pelo seu incentivo durante este período. Obrigada!.

    Kátia Albuquerque.

  18. Karoline Gobato disse:

    Procurei a Monica no começo do ano pois iria realizar o teste de proficiencia com objetivo de passar no Programa Ciencia sem Fronteiras. Foram exatamente 8 aulas pelo Skype e com certeza as melhores 8 aulas que eu podia ter. Eu nao sabia absolutamente nada do Italiano e com o método de ensino da Monica eu consegui realizar a Prova e tirar exatamente a pontuação que precisava. Depois de alguns meses eu recebi a noticia que fui aceita no Programa e hoje faz 2 meses que estou em Roma estudando italiano além das aulas na Universidade. Eu só tenho a agradecer a Professora Monica pelo esforço e dedicação nas aulas.
    Obrigada,

    Karoline Gobato

  19. Diogo Oliveira disse:

    Alguns colegas recomendaram-me as aulas da Professora Monica para preparação para a prova de proficiência em italiano para o doutorado da PUC/SP, apesar do curto espaço de tempo entre o início das aulas e o exame consegui a aprovação.
    Ela é didática, de pontualidade britânica, atenciosa e paciente.
    Vale a pena o investimento.
    Muito obrigado Monica.

    Diogo Oliveira

  20. Marco Aurélio disse:

    Como muitos que deixaram seus comentários aqui, um amigo me indicou a Prof. Mônica, e com muito pouco tempo (pouco mais de dois meses), consegui a aprovação na Prova de Proficiência para o doutorado da FDUSP. O método de preparação da Prof. Mônica me ajudou, inclusive, a conseguir a aprovação também na prova de Francês, pois, sua metodologia de abordagem dos textos é muito eficiente.
    Devo deixar meus sinceros agradecimentos a essa excelente profissional, que me ajudou a trilhar o caminho para um dos grandes objetivos da minha vida.

    Muito obrigado.
    Marco Aurélio

  21. Érica Maia C. Arruda disse:

    Conheci a Profa. Mônica Gonçalves um mês antes da Prova de Proficiência para o Doutorado em Direito do PPGD/UNESA/RIO, consegui a aprovação e que só foi possível com sua primorosa ajuda, que além do excepcional conteúdo e metodologia específica, me motivou e ofereceu o suporte emocional necessário para mais essa conquista, pois trabalhando e com um bebê de 08 meses não foi fácil.
    Deixo aqui minha gratidão e profundo respeito pela excelente profissional que conheci e que agora faz parte da lista de pessoas especiais que cruzaram meu caminho de vida.

    Muito obrigada.
    Érica Maia Arruda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s